FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Temos um Bom Pastor que cuida de Nós! Jo 10.1-15

Quem ama cuida! Essa expressão é muito conhecida entre nós. Usamos essa expressão quase sempre para revelar o amor que temos para com as nossas esposas, maridos, filhos, namoradas, etc. Essa expressão revela para nós o medo que temos de fazer sofrer a pessoa que tanto amamos e, dessa forma, queremos proteger, cuidar, amar essa pessoa de tal forma, que ela possa ver nesse cuidado tudo aquilo que sentimos por ela (ele).
No Evangelho de João 10.1-15 também encontramos essa expressão: "Quem ama cuida!". E essa expressão é dita pelo próprio Jesus nas palavras: "Eu sou o Bom Pastor". Com essas palavras Jesus faz a relação com aquele que ama e cuida de suas ovelhas, o "Bom Pastor", com aqueles que não se importam com elas, o "mercenário".
Jesus havia curado um homem que era cego desde seu nascimento. Esse milagre confundiu a cabeça dos fariseus. Eles não compreenderam porque Jesus havia curado, ou melhor ainda, porque Jesus havia acolhido uma pessoa que tinha tal problema. Eles não conseguem compreender o cuidado que Jesus tem até mesmo por uma "ovelha cega".
Com seu legalismo, esses fariseus não tinham espaço para acolher e cuidar dessas pessoas fracas. Antes, eles faziam diferenciações entre o fraco e o forte, excluindo, abandonando o fraco. Assim eles pensavam estar sendo luz para o povo.
Jesus compara os fariseus com "mercenários", pois, não tinham amor por suas "ovelhas, pessoas fracas e fragilizadas, que precisavam ser acolhidas e aceitas.

Os mercenários eram pessoas contratadas para cuidar das ovelhas. Faziam isso apenas pelo dinheiro e pelo sustento que lhes eram dados. Eles não tinham cuidados para com as ovelhas e nem as protegia, antes, condenavam as ovelhas fracas, exploravam a fé delas e se serviam de sua lã e da sua carne. Quando vinha o perigo o mercenário fugia e abandonava as ovelhas aos lobos. Assim Jesus compara esses fariseus aos mercenários que, ao invés de acolher e cuidar das pessoas "cegas", eles as julgavam e as abandonavam.
Jesus ao acolher esse homem cego mostra como o "Bom Pastor" cuida de suas ovelhas. Ele é a porta por onde essas ovelhas passam e ficam seguras. Elas entram e ficam protegidas a noite contra os lobos e os ladrões e encontram pastagem e alimentação durante o dia.
Quem são essas ovelhas? Essa é a nossa pergunta! A resposta de Jesus é: todas as pessoas que estão cansadas e sobrecarregadas, essas são as ovelhas que o "Bom Pastor" convida para entrar pela "porta" e ser acolhida e receber os cuidados de Jesus.
E assim como essas ovelhas, nós também somos convidados por Jesus, o nosso "Bom Pastor", a entrar por essa porta, onde encontramos proteção e cuidados. 'Eu sou a Porta!", para nós essas palavras de Jesus são palavras acolhedoras que, nos busca em meio a nossas dores e sofrimentos. Ela nos acolhe no nosso mais íntimo pecado, nos refrigera a alma e nos faz encontra nos braços de Jesus consolo e perdão.
Cristo ama as sua ovelhas, Ele conhece suas dores e suas aflições. Jesus sabe quando uma só se perde e vai ao encontro dela. Essas ovelhas são cada nós, com nossas imperfeições, com nossas dores, nossas aflições e nossos problemas. Jesus conhece a cada um de nós pessoalmente e conhece aquilo que nos faz sofrer e chorar. É nessa fragilidade que Jesus nos ama e, com a sua doce voz nos chama para os seus braços de amor.
Quem ama cuida! Jesus nos ama e cuida pessoalmente de cada um de nós. Ele sara as nossas feridas, cuida das nossas dores, nos carrega no colo e nos dá a sua vida por cada um de nós e declara: "Eu sou o Bom Pastor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário