FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Amor de Deus nos cerca por todos os lados - Is 50.4-10

Essa Semana que passou algumas cidades do Brasil foram surpreendidas por fortes chuvas acompanhadas de fortes ventos. E essas tormentas causaram muita destruição. Muitas pessoas ficaram presas a uma peça da casa, onde puderam se abrigar as pressas com segurança, dos fortes ventos que destelhou casas, derrubou paredes e deixou muitas pessoas desabrigadas e até alguns mortos.
Certamente essas pessoas agora irão precisar de toda ajuda possível: doações de alimentos, roupas, cobertores, dinheiro, etc. bem como também de uma palavra de consolo.
Mas o que dizer para uma pessoa que passou por tal situação? Qual palavra poderia trazer consolo e esperança para uma pessoa que está sofrendo por ter perdido tudo o que tinha?
Olhando para a leitura bíblica de Isaias 50.4-10, o profeta nos chama a atenção para uma "Palavra" a qual é entregue a um "Servo". E essa "Palavra" tem um próposito, a de dar forças aos cansados e sobrecarregados: "venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei"(Mt 11.28).
O profeta Isaias sabia muito bem qual era a importância de levar uma "palavra" que trazia conforto e dava novo ânimo ao povo de Israel. O povo de Israel era escravo do povo da Babilônia. Eles foram arrancados de sua terra, viram suas casas serem destruídas e seus filhos e filhas serem mortos. Certamente aquele povo já havia pensado que Deus os tinha abandonado. Que Deus havia se retirado do meio deles.
Esse normalmente é o primeiro pensamento que temos quando enfrentamos momentos de dificuldades. Pensamos que Deus nos abandonou. Pensamos isso muitas vezes imaginando que os pecados que comentemos são grandes demais e que por isso Deus não nos pode amparar. E assim como o povo de Israel, nos sentimos sozinhos e abandonados, longe do amor de Deus.
Mas a mensagem que o profeta traz a seu povo agora é essa: "O amor de Deus nos cerca por todos os lados". O amor de Deus "anima os cansados". E essa mensagem também chega a cada um de nós! Como? Por meio do "Servo" que traz a palavra.
Que "Servo" é esse? Certamente essa foi a pergunta do povo de Israel. Estaria Isaias falando de si próprio?
O profeta Isaias tinha clara certeza que o "Servo" o qual Deus está se referindo não era ele, mas sim aquele que viria para libertar o povo da escravidão do pecado. E a missão do "Servo" é essa; animar os que estão cansados, dar-lhes novas esperanças e trazer-lhes novamente a viverem em comunhão com Deus.
E a certeza que esse "Servo" veio nos trazer é essa: "O amor de Deus nos cerca por todos os lados e nos dá a certeza que não estamos sozinhos". O povo de Israel certamente se animou com essa "palavra", pois, essa "palavra" significava para eles liberdade. Significava que Deus não os havia abandonado, mas, pelo contrário, Deus estava vindo ao socorro desse povo.
A nós também o "Servo" vem nos trazer a certeza da companhia de Deus e sua proteção, como nos mostra o salmista: "O Senhor... me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro... O Senhor protege os que não podem se defender" (Sl 116.1,6).
Isso não significa agora que nenhum mal vai nos atingir, não é isso. Mas, sim, que mesmo que sejamos atingidos pelos problemas, tribulações, catástrofes, doenças, etc., podemos ter a certeza que em Deus nós encontramos refúgio, ou seja, abrigo.
E agora esse "Servo" se torna também nosso defensor, ou como nos mostra o texto: "perto está o que me justifica (defende); quem contenderá comigo? Apresentemo-nos juntamente; quem é o meu adversário? Chegue-se para mim". (Is 50.8).
O povo de Israel sabia muito bem que o que os levou a serem escravos do povo da Babilônia foi a sua revolta para com Deus. Foram eles que se desviaram do caminho o qual Deus os havia preparado para andarem. E a conseqüência dessa revolta, desse desvio foi a escravidão.
Mas agora, eis que algo se faz novo para esse povo e, Deus vem ao encontro deles para resgatá-los. Deus é o defensor do seu povo. Ele é quem os resgata da sua servidão.
E assim como o povo de Israel, nós também nos revoltamos contra Deus e andamos "em trevas, sem nenhuma luz" (Is 50.10). O nosso pecado se constitui revolta contra Deus, de tal forma, que nos afasta de Deus e do seu amor, fazendo sentirmo-nos desamparados.
Mas assim como Deus vai ao encontro do povo de Israel e os livra da sua servidão, Deus, por meio do seu "Servo" vem ao nosso encontro e nos resgata da nossa "escravidão", do nosso pecado. Agora, a culpa do pecado não pesa mais sobre nós, pois como nos diz a palavra de Deus: "Se pecarmos, temos advogado junto ao Pai" (1 Jo 2.1).
E assim temos a certeza que "o amor de Deus nos cerca por todos os lados e nos defende".
O "Servo" o qual o profeta Isaias fala é o Salvador Jesus. É a Jesus que Deus entregou a "Palavra", ou seja, o Evangelho, a boa notícia que anima e dá forças aos que estão cansados e sobrecarregados.
E Jesus não somente pregou, mas ele próprio foi o "bálsamo", ou seja, o consolo, o conforto, o amparo e a esperança para aqueles que não tinham mais ninguém que olhassem por eles. E Jesus continua sendo o conforto, o consolo, o amparo e a esperança para todos aqueles que necessitam ser amaparados, consolados e confortados.
Jesus pode nos oferecer tudo isso porque ele mesmo sentiu na sua pele, no seu corpo, tudo aquilo que nos faz sofrer, conforme nos mostra o texto bíblico: "O nosso Grande Sacerdote (Jesus) não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um grande Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou" (Hb 4.15). Jesus foi tentado do mesmo modo como nós somos tentados, ele conheceu as nossas fraquezas.
O profeta nos mostra isso em seu texto quando diz: "Ofereci as costas aos que me feriram e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam" (Is 50.6). O profeta descreve o sofrimento que esse "Servo" iria sofrer e, quando olhamos para Jesus e vemos o seu sofrimento nós podemos nos lembrar dessas palavras do profeta Isaias.
Jesus conheceu as nossas dores, sofreu em nosso lugar, carregou sobre seus ombros a culpa do nosso pecado para que nós pudéssemos ter a certeza do amor de Deus. Em Cristo nós temos a certeza que "o amor de Deus nos cerca por todos os lados".
Certamente aquele povo que foi atingido pelas tempestades da última semana necessitará de todo auxílio e ajuda possível para poderem recomeçar as suas vidas. Mas eles precisarão também da certeza de que "o Amor de Deus os cercam por todos os lados". E é nesse amor que eles poderão encontrar novas forças para se levantarem, a certeza da companhia de Deus na sua nova caminhada e que Deus é quem os defende e os ampara. Esse amor de Deus vem por meio do "Servo" fiel, que vem nos trazer a "Palavra" que traz consolo, perdão, salvação, conforto e amparo a todos os que estão cansados e sobrecarregados, dando a eles alívio para as suas cargas e refúgio seguro na aflição.

Elton Américo - Estágiario Sapiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário