FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Chamados por Deus para sermos cooperadores da graça – 2 Co 6.1-13


Muitas vezes nós falamos em formas de servirmos dentro da igreja, ou como cristão no mundo. Muitas fórmulas e formas até nos são apresentadas e a elas muitas vezes se dão o nome de ministério. No entanto, muitas vezes esses "ministérios" exaltam mais aquele que o realiza do que para quem se realiza , o próprio Deus. O apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, também nos fala sobre ministério. Paulo fala sobre um ministério que vem de Deus. O ministério da reconciliação. Para Paulo esse ministério se resume nas palavras: “ que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo...”(5.19)
O apóstolo sabe muito bem qual a importância dessas palavras, pois ele mesmo estava em processo de reconciliação com os irmãos de Coríntios. Os cristãos de Coríntios haviam colocado em dúvidas o ministério de Paulo.
Para o apóstolo é claro, o ministério está fundamentado em Cristo. É em Cristo que Deus está reconciliando-se com o mundo.
Reconciliar, no popular significa “fazer as pazes”, tornar-se íntimos novamente. A reconciliação indica que a morte de Cristo trouxe o homem novamente a intimidade com Deus.
É a esse ministério que Paulo diz que somos “cooperadores com ele” (2 Co 6.1). Para Lutero ser cooperador significa: “[Que] Deus é o verdadeiro Senhor que está dentro do coração, que realiza a melhor obra; e a Ele nós ajudamos e servimos, externamente com o ministério da pregação, para este fim”.
Ser cooperador com Deus significa; anunciar por meio da pregação e também pelo uso dos sacramentos, a obra de reconciliação de Deus com o mundo.
Paulo sabe da dificuldade que temos para com esse ministério. O próprio apóstolo havia experimentado todo tipo de sofrimento na causa do evangelho. O seu ministério estava recomendado sobre aflições, privações, angustias, prisões, etc. (2 Co 6. 4-10). Esse ministério, conforme Paulo, é um ministério de contradições. (escândalo e loucura). (2 Co 6. 4-10).
Por isso, anunciar a reconciliação de Deus, é para Paulo anunciar que hoje é o dia da salvação. Uma salvação que não está nos méritos daquele que desempenha o ministério, e nem mesmo em palavras bonitas e suaves, mas sim “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”.
Por isso a preocupação de Paulo é valida para nós também: “que não recebais em vão a graça de Deus”. Paulo sabe bem o perigo de negligenciar essa graça e colocar em si próprio e em seus atos a salvação. Continuaríamos inimigos de Deus, afastados do seu amor e do seu perdão.
Queridos irmãos, ser chamado para ser “cooperador com Deus” é um grande privilégio. Temos o privilégio de estarmos sendo preparados por Deus, por meio de sua palavra, para anunciar a mensagem da reconciliação de Deus para com cada pessoa. É nessa mensagem que está o princípio para o ministério. Uma mensagem de “reconciliação” que conforta, que não olha para os nossos pecados, antes nos perdoa, que consola e nos anuncia: “eis agora o tempo oportuno, eis agora o dia da salvação.(2 Co 6.2)

Elton Americo - Estágiario em Sapiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário