FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A PARCERIA QUE FAZ A DIFERENÇA - Jo 16.23-33

Coxim - MS: É muito comum em nossos dias ouvirmos falar de "Parcerias de Sucesso". Uma empresa se uniu a outra tornando-se mais forte no mercado e alcançando o tão almejado sucesso. Um time de futebol fez uma parceria com um investidor o que lhe garantirá a contratação de bons jogadores e formação de uma equipe mais competitiva, etc. Existem também parcerias que não dão certo, que não funcionam, que fracassam.
Olhando mais de perto para esse tema "Parceria", podemos observar que este tema está presente também em nossa vida, em nosso dia-dia, em nossos relacionamentos. Um exemplo disso é o casamento. Buscamos pela "companheira" certa, pela "parceria de sucesso" que durará "até que a morte nos separe". E, nesse tipo de relacionamento a máxima de que "os opostos se atraem" na maioria das vezes não funciona. Não funciona, porque o casamento entre o um homem e um mulher não é feito de "opostos" mas, de metades que se completam e que se tornam uma "unidade", uma "parceria". Assim também funciona em outras áreas de nossa vida.
Na igreja não é diferente. Para a formação de uma igreja, para o seu bom andamento, desenvolvimento e crescimento é necessário que exista uma "parceria" entre os irmãos na fé. E, essa "parceria" dentro da Igreja de Jesus recebe o nome de "comunhão". Uma só fé, uma só esperança, um só Senhor, um só Espírito, um só Deus e Pai de todos. É nessa "comunhão" que a igreja cresce em harmonia e o reino de Deus se faz presente em nós e por meio de nós.
No evangelho de João 16.23-33, Jesus vem até nós para falar a respeito de "Parceria". E, diferente das parcerias que encontramos no mundo em que vivemos onde muitas vezes essas parcerias são rompidas, quebradas por diversos motivos, Jesus nos fala de uma "Parceria que faz a diferença". Uma parceria que está firmada sob o amor do Pai por cada um de nós. Uma parceria que nos dá acesso a um novo relacionamento com Deus. Um relacionamento pessoal, íntimo, consolador entre nós e Deus. E essa parceria está "fundamentada" em um ato simples, mas muito completo, que expressa toda a nossa confiança, dependência e necessidade de estarmos na presença de Deus: A ORAÇÃO - "E, eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará... peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa" (Jo 16.23,24).
Quanto consolo, quanto amor nós podemos encontrar nessa "parceria" que Jesus nos oferece. "Se pedires alguma coisa, ele vos concederá", "Peçam e receberão..." Essas não são simples palavras humanas que prometem o que não podem cumprir, mas são Palavras do próprio Deus que estende a nós as suas promessas, para que nós possamos nos refugiar nelas e encontrar nessas promessas força e ajuda para os momento de aflições em nossas vidas.
O reformador Martinho Lutero explica essas palavras consoladoras de Jesus da seguinte maneira: "Cristo acabou de pregar seu sermão e disse aos discípulos o que eles deviam saber. Agora, ele quer concluir, fazendo, por fim, uma exortação à oração. Ele falou-lhes longamente a respeito de muitos e grandes sofrimentos, da perseguição, do medo e da tristeza que lhes sobrevieram no mundo por causa dele, e mostra-lhes tanto conforto quanto força que lhes permitirão lidar com isso e, também, promete-lhes ajuda para superá-lo mediante o Espírito Santo. Mas, por saber quão grande e dura é essa batalha e que a carne e o sangue são fracos demais para apreender esse consolo, razão pelo qual não percebem com tanta força essa ajuda, sentindo, muitas vezes, que o oposto é verdadeiro, por isso, ele os aconselha aqui, que recorram à oração e comecem a soluçar e clamar a Deus, quando sentem a fraqueza que faz com que careça de consolo, força e vigor para suportar e superar o sofrimento, o medo e a tristeza."
Sofrimento, medo e tristeza são marcas, cicatrizes bem abertas em nossa realidade, em nossas vidas, em nossos relacionamento. Marcas que muitas vezes fazem com que as nossas "parcerias" sejam rompidas, sejam quebradas até mesmo em nosso relacionamento com Deus.
Diante dessa realidade de sofrimento, dor, medo e tristeza que se fazem presentes no casamento, no relacionamento entre pai e filho, na igreja, etc., acabamos por nos sentir fracos e desorientados. Pensamos que Deus não pode estar conosco por causa da nossa fraqueza, por causa de nossas falhas, etc. Tentamos, sem sucesso, resolver tudo por nós mesmos, rompendo assim, a "parceria", a "comunhão" com Deus.
Aflições, lutas, medos sempre serão uma realidade em nossas vidas, principalmente naqueles que estão unidos pela fé em Cristo. Cristo mesmo nos exorta a esse respeito quando diz: " no mundo passais por aflições" (Jo 16.33 ARA), ou como encontramos na Bíblia NTLH: " No mundo vocês vão sofrer". Diante dessa realidade, nosso Salvador nos propõe essa "parceria" maravilhosa, com a promessa de nos ouvir, acolher e atender aos nossos pedidos.
A oração é muito mais que pedir pela cura física, pela aquisição de bens ou valores, ou pela realização de um projeto. Ela é a "porta" por onde podemos entrar e estar na presença de Deus, falar-lhe face a face, despejar nosso coração, nossas angústias, nossas aflições e, em contrapartida, somos preenchidos  em nossos corações com o consolo, a força e a coragem para enfrentar a dura realidade que nos cerca, na certeza de que Deus mesmo está conosco, ao nosso lado. E, nesse relacionamento encontramos cumprindo-se em nós, por meio do "pedir em nome de Jesus", o "temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas".
Assim, quando estamos enfrentando dúvidas, medos, angústias e sofrimento em nossas vidas é desejo de nosso Deus eterno que o busquemo, que busquemo nele essa "Parceria", essa "comunhão". Parceria que o Pai firmou no caminho da cruz e no túmulo vazio, oferecendo para nós a chave, a senha dessa parceria - Jesus, seu Filho amado nosso Salvador.
É por meio de Jesus, que temos esse acesso "ilimitado" e "sem custos" diante de Deus, o qual nos recebe e nos aceita assim como nós somos, com nossas falhas e fraquezas, com nossas dúvidas e medos e nos oferece o seu amor, a sua paz e a alegria completa.
Nossa vida, nossos relacionamentos são feitos por meio de "parcerias". Infelizmente, por causa do nosso pecado, essas parcerias são limitadas e facilmente quebradas por uma palavra mal colocada, por um desejo ambicioso, etc. Assim, muitas vezes acontece nos casamentos, na igreja, etc.  Diante dessa realidade, Jesus nos oferece uma nova parceria, uma "parceria que faz a diferença" em nossa vida e em nossos relacionamentos. Ela faz a diferença porque está firmada no amor de Deus, que nos ama e deseja o nosso bem. E essa parceria é a "ORAÇÃO", a "Porta" de acesso a presença do Pai. Nela encontramos forças para lidarmos com as nossa fraquezas e fragilidades, perdão, amor, paz e a alegria completa. Nela encontramos as palavras de Jesus a cada um de nós: "Quero que vocês se apeguem a mim, e eu, por outro lado, me apegarei a vocês; então, podem se consolar e confiar em mim. Eu já venci o mundo e, abri para vocês as portas dos céus. Entrem e deixem Eu, Jesus, cuidar de vocês e de suas dores com o meu amor e a minha paz". Amém.

Pastor Elton Americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário