FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tenho uma boa notícia para você: Jesus Vive! Lc 24.1-12

Coxim - MS: Receber uma boa notícia é sempre algo que nos agrada muito. E, como é importante para nós recebermos uma boa notícia principalmente quando a nossa volta tudo o que vemos muitas vezes são notícias ruins que nos causam dor, tristeza, sofrimento.
       No coração dos seguidores de Jesus parece haver somente esse tipo de sentimentos. Poderíamos dizer que a semana deles não foi fácil. Foi uma semana cheia de más notícias.
       Em primeiro lugar, a notícia do traidor. Alguém dentre eles iria trair o mestre. E, de fato isso aconteceu. O preço dessa traição foi o mais baixo possível – 30 moedas de prata, o valor de um escravo.
       Jesus havia cuidado dessas pessoas, havia ensinado sobre o amor do Pai, os havia defendido tantas vezes contra seus acusadores e seus inimigos. E, agora, era vendido, traído pelo valor de um escravo.
       A ação do traidor revela o sentimento do coração humano diante do amor de Deus: Ingratidão e desvalorização.
       Não bastasse ver o amigo, mestre e Salvador ser traído, seus seguidores agora acompanham Jesus sendo preso, açoitado, julgado e condenado. E, o que fazer para poder ajudá-lo? Fugir, chorar, lamentar! É tudo o que podem fazer. Ver um inocente ser preso e, para salvar a própria vida precisam abandoná-lo. Para aqueles que prometeram fidelidade até a morte, diante das dificuldades e do medo “negam” conhecê-lo.
       Em corações cheios de más notícias ainda precisam enfrentar a pior de todas elas. Jesus na cruz. Sua agonia, seu sofrimento, suas últimas palavras: “Eli, Eli, lamá sabactâni” (Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste) e “Tetelestai” (Está consumado), Jesus morreu.
       Não bastassem seus corações estarem cheios de más notícias, agora eram assombrados também com dúvidas: Que seriam deles agora, sozinhos, sem Jesus? Quem os defenderiam? Quem iria cuidar deles?
       Em um último ato de compaixão, resta aos seus seguidores fazer aquilo que Jesus sempre fizera por eles – cuidar de Jesus. Limpar suas feridas, sepultá-lo dignamente.
       Diante de um quadro como este, cheio de más notícias, nos perguntamos: Será que ainda existe espaço para uma boa notícia? Será que em meio a tanta dor, lágrimas e sofrimento existe ainda espaço para a alegria e felicidade?
       Diante dos olhos humanos diríamos que é impossível conseguirmos enxergar alegria novamente em meio a tanta dor e lágrimas.
       Mas, diante do amor de Deus, mesmo em meio a tantas más notícias e sofrimentos, Deus reservou uma última notícia. E, diferentemente de tudo que se passará até ali, essa notícia era diferente. Ela era uma “Boa Notícia”, uma “Ótima Notícia”: “Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas foi ressuscitado! (Lc 24.5-6).       Que bela notícia! Jesus não está morto, mas vive!
       Essa “boa notícia” que Deus reservou para aqueles que confiam em suas promessas traz um novo sentimento para corações que estão como os corações dos discípulos e seguidores de Jesus. Ele muda os nossos corações. Em lugar da dor, da tristeza, do sofrimento, do medo e da desconfiança essa “boa noticia” nos traz alegria e felicidade. Ela traz para a realidade de corações feridos o perdão, a paz com Deus e a certeza da vida na companhia e cuidados de Deus. Somos consolados com a presença do “Deus conosco” que deseja estar sempre ao nosso lado, que conhece a nossa dor e sofrimento, pois ele mesmo as experimentou no caminho cruz, por isso quer e pode nos ajudar.
       Na “boa notícia” da ressurreição temos devolvidos a nós a alegria e a felicidade da comunhão com Deus em seu reino, já aqui nesse mundo.
       Tenho uma BOA NOTÍCIA  para você hoje! JESUS VIVE! ALELUIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário