FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Perdão nos traz de volta para casa! - Sl 32

Coxim-MS: Existe um programa de televisão que tem como um de seus quadros principais um quadro com o nome: "De volta para a minha casa". A intenção do programa é encontrar pessoas que deixaram a muito tempo a sua terra natal e, que não tem condições de poder voltar. Assim, o programa oferece para a pessoa muito mais que apenas a passagem de volta para casa, mas, oferece-se também a pessoa a oportunidade de recomeço diante de amigos e parentes que antes haviam ficado apenas na lembrança. Devolve-se para a pessoa sua identidade, sua história e a sua felicidade.

 "De volta para minha casa!". Esse é o tema que podemos também encontrar no Salmo 32. Um tema que nos convida a refletirmos profundamente sobre a nossa vida, nosso pecado a luz do perdão e do amor que Deus nos oferece.

1º Parte: O pecado nos faz sair do nosso lar e caminharmos em terras estranhas.

O rei Davi começa o Salmo 32 de uma maneira muito bonita: "Bem aventurado (feliz) aquele cuja iniquidade (maldade) é perdoada, cujo pecado é coberto" (Sl 32.1). Com essas palavras o rei Davi aponta para duas realidades presentes em nossas vidas: 1. A realidade daquele que tem a consciência ferida e pesada por causa do seu pecado; 2. A felicidade que o perdão traz.
O rei Davi sabe muito bem o que uma consciência ferida pelo pecado pode causar no ser humano. Mais ainda, como o calar-se (ocultar, esconder) o pecado pode trazer sobre a pessoa um estado de profunda tristeza e infelicidade. Ele mesmo experimentou essa tristeza e infelicidade quando tentou esconder de Deus o seu adultério com Bate-Sebá e a morte de Urias.
A maior infelicidade e tristeza que o pecado pode causar em nossa vida é colocar-no em dúvidas se Deus continua presente ao nosso lado, pronto para nos acolher novamente ou se Deus nos rejeita por causa do nosso pecado. É dessa maneira que o pecado atinge seu objetivo e, nos afasta de Deus, da sua presença, nos fazendo ter dúvidas sobre Deus e o seu amor. E, enquanto estamos em dúvidas, caminhamos por um caminho cujo qual, Deus não deseja que caminhemos. Um caminho que faz com que tenhamos medo de Deus e do seu juízo.
Esse foi o sentimento experimentado por Adão e Eva quando foram tentados pela serpente e deixaram-se enganar. A sua consciência logo os acusou e os fizeram se esconder de Deus: "Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e a sua mulher" ( Gn 3.8); " E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: ouvi tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi." (Gn 3.9-10). Tiveram também Adão e Eva dúvidas se Deus poderia ou não perdoá-los. E essa dúvida fez com que tivessem medo de Deus e se escondesse Dele.
Essa é a conseqüência do pecado em nossa vida. Conseqüência que também o grande rei Davi sentiu: Medo de Deus e do seu Juízo.
A conseqüência do nosso pecado é sem dúvida nenhuma o juízo de Deus. Juízo que fez com que Adão e Eva fossem "lançados fora do Jardim do Éden" (Gn 3.23). Juízo que fez com que o Rei Davi caminhasse longe da graça e da misericórdia de Deus: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia, porque a tua mão pesava contra mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio" (Sl 32.3-4). Juízo que faz com que nós tenhamos medo de Deus e vivamos nos escondendo Dele. Esconder-se de Deus é viver longe de Deus. Viver longe de Deus é viver "longe de casa".

2º Parte - O Perdão nos traz de volta para casa!

Se, o pecado nos traz essa tristeza e infelicidade de vivermos "longe de casa", o rei Davi aponta agora para a "felicidade" que o Perdão de Deus traz para as pessoas que confessam os seus pecados a Deus. Ele, o Perdão, "nos traz de volta para casa".
Assim como naquele programa de televisão, a pessoa não tem como sozinho retornar para a sua casa, dependendo de uma ação que venha de fora dela, de outra pessoa, nesse caso o programa, assim também nós não temos forças para sozinhos retornarmos a Deus, necessitando de uma ação que venha de fora de nós, de outra "PESSOA". E essa ação vem! Ela vem na pessoa de Jesus Cristo o qual, assume os nossos pecados cumprindo a "Lei" em nossa lugar, como vemos na tentação de Jesus (Mt 4.1-11). É por meio dessa obra de Jesus, de assumir a nossa culpa e o nosso pecado que Ele oferece para nós o Perdão que nos reconcilia (faz as pazes) com Deus e nos torna de inimigos em amigos de Deus novamente.
Essa é a esperança que brota do coração do rei Davi: a certeza de que a força para alcançar o Perdão de seus pecados não estava nele mesmo. Pelo contrário, enquanto escondeu o seu pecado de Deus e tentou viver como se nada tivesse acontecido o mesmo, lhe tirava a alegria de viver. Mas, agora, Davi reconhece que essa "força" esta em Deus o qual, por meio do Profeta Natã vem ao seu encontro para lhe oferecer a oportunidade de reconhecer os seus pecados e confessá-los diante de Deus. É diante dessa oportunidade que Deus ofereceu a Davi que ele pode então, em um suspiro de alívio, dizer: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." (Sl 32.5).
Essa oportunidade continua sendo oferecida ainda hoje a cada um de nós. Deus continua nos convidando para nos achegarmos a Ele e colocar diante da sua presença todos os nossos pecados, até mesmo o pior de todos eles, aquele que nos envergonha e nos faz ter medo de Deus. E Deus nos faz a promessa de que nos acolherás, assim como acolheu ao pecador Davi, e no oferecerá o seu PERDÃO. "Perdão" aqui significa que Deus não leva mais em conta o nosso pecado, não olha mais para eles, como nos mostra o Salmo com os termos: A maldade (iniqüidade) é perdoada; cujos pecados são cobertos, etc. Mas, que Deus olha para Jesus e em Jesus nos acolhe e perdoa.
O apóstolo Pedro nos coloca essa realidade quando escreve: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus" (1 Pe 3.8); Paulo também nos mostra essa graça de Deus ao escrever: "Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos" (Rm 8.19).
É diante desse Perdão que nós somos conduzidos "de volta para casa" e, temos a oportunidade de um recomeço já aqui nesse mundo diante das pessoas que nos cercam (amigos, parentes, etc.). Temos devolvidos a nós a nossa "identidade" de filhos de Deus, a nossa história diante da sua salvação e também a felicidade de que em Cristo temos de fato nossas consciências aliviadas e a certeza da presença de Deus ao nosso lado mesmo sendo nós ainda pecadores.

Conclusão:

"De volta para a minha casa!", esse é o tema da vida de cada um de nós diante desse período da quaresma. Esse é o caminho que o PERDÃO que Deus nos oferece em Cristo nos guia. E, é nesse "LAR", onde Jesus foi preparar um quarto para nós (Jo 14.3 NTLH), que o perdão nos faz caminhar, que Deus nos acolhe, nos integra em seu reino e nos diz: "OS TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS". Amém.

Pastor Elton Americo
PEL Paz Coxim-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário