FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Jesus perante o Sinédrio: Uma Lição de Amor


Coxim-MS -  Mc 14.43-65 - Estamos chegando novamente no período da quaresma. A quaresma inicia-se com a Quarta-Feira de Cinzas e é um período muito importante no ciclo da igreja, pois, suas ênfases são o arrependimento e o preparo para a celebração da festa da Páscoa: a Ressurreição de Jesus. 

Nesse período, somos guiados por meio das leituras bíblias, pelo caminho da cruz, o caminho do sofrimento e morte de Jesus, o caminho que nos traz vida.Quando refletimos nos textos desse período, podemos perceber algo muito importante que Deus está comunicando a nós. Podemos perceber uma grande lição de amor ao qual Deus está nos comunicando. 
Que bela lição de amor encontramos também no texto bíblico a pouco lido, nesse evangelho da Paixão. Jesus colocando-se no lugar do pecador, assumindo sua culpa, sendo julgado injustamente e condenado a morte, para poder nos transmitir vida.

  1º Lição de Amor: Jesus se coloca no lugar do pecador, assumindo sua culpa!

O profeta Isaías nos lembra bem essa primeira lição de amor ao dizer: "ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados". Que bela lição de amor! Tomar as nossas enfermidades, as nossas dores. Assumir a culpa pela nossa maldade. Essa é a primeira lição de amor que Jesus nos dá. E tudo isso ele faz para que nós pudéssemos ter paz e perdão. 

Essa lição de amor o ser humano não consegue produzir. Não consegue, porque está limitado frente ao seu pecado. Poderíamos nós nos doar em favor de outra pessoa e até mesmo sair em defesa dela, se julgássemos ser essa pessoa merecedora desse cuidado. Defender uma pessoa que julgamos culpado está fora do nosso alcance. A justiça de Deus, no entanto, age de forma diferente da justiça humana. Ela não só sai em defesa do pecador, do enfermo, do abatido, do excluído, mas se coloca no lugar deles, assumindo a sua culpa, oferecendo a essas pessoas consolo, amparo, alívio para as suas pesadas cargas, perdão e descanso. 
Essa justiça de Deus está presente no Salvador Jesus, que se colocou no lugar de todos os pecadores, assumindo a culpa e sendo preso em nosso lugar, oferecendo a todos os pecadores e necessitados dos cuidados de Deus o amparo e a vida que vem do alto.

  2º Lição de Amor - Jesus é julgado injustamente e condenado a morte! 

Jesus não somente se coloca no lugar do pecador, assumindo sua culpa e sendo preso em seu lugar, mas ele é também julgado e recebe o veredito que caberia aos pecadores: a condenação e a morte.

E quais as acusações feitas contra Jesus? Acolher os doentes, comer com pecadores, ensinar sobre o amor de Deus e o principal de todos, declarar ser Ele o Cristo, o Messias enviado por Deus para trazer paz ao mundo: "Tornou a interrogá-lo o Sumo Sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: Eu sou..." (Mc 14.61). Eu sou, aquele que esteve convosco todos os dias ensinando no templo, convidando o povo para o arrependimento e uma vida sob os cuidados de Deus. Eu sou, esse que vocês saíram com porretes, cacetes e soldados para prenderem como um ladrão. De fato, Eu sou o Cristo, o Filho do Deus Bendito que veio para trazer ao povo a oportunidade de salvação e cuidados. 

Que bela confissão de Jesus! Que bela lição de amor! Sabia onde sua confissão o levaria, sabia que seria condenado e morto, mas por amor a nós não negou, mas afirmou: Eu sou. Mais uma vez a loucura da cruz se faz presente no julgamento de Jesus. Ele foi condenado, maltratado e ultrajado sendo ele mesmo inocente de todas as acusações. O julgamento de Jesus e a sua condenação, no entanto, tem um propósito em si: Pagar pela culpa dos pecados de toda a humanidade. 

Por isso Jesus aceita a sua missão e como um cordeiro manso que é levado para ser morto, assim Jesus vai caminhando rumo a cruz. E o seu julgamento faz parte dessa caminhada, como nos coloca o próprio Salvador: "Saíste com espada e porretes para prender-me, como um salteador? Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendeste; contudo, é para que se cumpram as Escrituras." (Mc 14.48-49)."Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro" (Is 53.7)

3º Lição de Amor: Jesus nos transmite vida!

Todo sofrimento de Jesus tinha em vista oferecer a todas as pessoas a oportunidade de uma nova vidaAssim, Jesus aceita seu destino, é preso, julgado, abandonado pelos seus e condenado. O estandarte que Jesus levantou durante todo o seu ministério enquanto esteve com o povo foi: "Transmitir-lhes vida!" Ao ir ao encontro dos doentes, dos famintos, dos desamparados, dos excluídos Jesus dava-lhes mais que cura física, o pão e o abraço. Jesus oferecia a todas as pessoas aquilo que sua própria religião havia tirado deles; a liberdade. E liberdade para esse povo significava vida. Significava serem acolhidos novamente por Deus e term a certeza do seu amor, do seu carinho, do seu perdão e da sua salvação. Sentiam-se abraçadas novamente por Deus, no cuidado e amor que Jesus lhes transmitia. 

Para o povo, esse cuidado de Jesus por eles representava um levantar-se dos escombros de suas vidas de abandono e exclusão para uma vida de amparo e amor. Amparo e amor que Deus estava lhes oferecendo. E dentro desse cuidado estava sem dúvida o perdão e a certeza de estarem sendo incluídos no Reino de Deus. Esse mesmo cuidado que Jesus ofereceu ao povo Ele também oferece a cada um de nós. Jesus quer cuidar de nós, nos levantar dos escombros de nossas vidas de dor, sofrimento, abandono frente a nossa fraqueza e pecado e nos oferecer o perdão, consolo, amparo, carinho e o amor de Deus. 

E, é nesse cuidado que Jesus nos transmite vida, uma vida em seu Reino. Para que essa vida que Jesus ofereceu ao povo e oferece a nós também se torne completa, ele precisa passar pela cruz. É lá na cruz, onde Jesus ofereceu a sua vida, que nós encontramos a vida que Jesus nos oferece. Esse é o caminho da quaresma, que iniciou-se com a Quarta-feira de Cinzas. Esse é o resumo da lição de amor que o Pai celeste preparou para nós: Vida! Vida diante da presença de Deus, mesmo sendo nós ainda pecadores. Conclusão:Que bela lição de amor! Jesus assumiu a nossa culpa, pagou pelos nossos pecados, foi julgado e condenado em nosso lugar, e na sua morte nos transmitiu vida. Vida eterna em seu Reino e sob os seus braços de Amor. Amém. 

Pastor Elton Americo 
PEL Paz Coxim-MS

2 comentários:

  1. Olá Elton!
    Deus continue abençoando o seu trabalho para que possas levar sempre a mensagem de Cristo!
    Abraços!

    ResponderExcluir