quarta-feira, 2 de maio de 2012
O Senhor nos faz repousar seguros! Sl 4.
Coxim - MS:A palavra confiança, no dicionário de língua portuguesa, entre todos os seus significados, nos chama atenção para uma designação para essa palavra: Sentimento de segurança. Confiar significa sentir-se seguro, protegido, defendido.
Em meio as nossas limitações, da nossa fraqueza, precisamos de alguém que possa se levantar em nossa defesa para nos proteger e, assim nos dar o sentimento de estar seguro.
Sentir-se seguro, protegido! Esse é o convite que o Rei Davi nos faz no salmo a pouco lido. Davi convida os seus amigos, bem como a nós também a colocarmos a nossa confiança em Deus, o qual nos faz “repousar seguro”.
O rei Davi conhece muito bem qual a necessidade de poder encontrar um lugar onde pudesse se refugiar, se proteger, colocar a sua confiança e sentir-se seguro.
Davi estava em fuga de seu filho Absalão, o qual roubou o seu reino, o coração do povo e a fidelidade de seus soldados e, agora, queria tirar-lhe também a vida. Frente a essa situação, e com poucos amigos ao seu lado, Davi vê-se obrigado a fugir para poder preservar a sua vida.
Nessa fuga provavelmente Davi não conseguia dormir tranqüilo, estando sempre alerta para que não fosse pego de surpresa pelos seus inimigos.
Assim como Davi, muitas vezes quando estamos diante dos problemas que nos cercam diariamente, muitas vezes não nos sobram alternativas a não ser também fugir desses problemas. Mas, assim como rei Davi, mesmo que possamos fugir para bem longe, os problemas sempre estarão as nossas vistas, não nos dando tranqüilidade, nem paz, ou como muitos dizem: “tirando a nossas noites de sono”. Frente aos nossos problemas, não conseguimos dormir tranqüilos.
É frente a esse sentimento de insegurança, falta de paz e tranqüilidade que o Rei Davi pode reconhecer a sua fraqueza e a necessidade que tinha de um defensor, alguém que pudesse sair em sua defesa e assim dar-lhe um lugar onde descansar tranqüilo.
Por isso, elevando os seus olhos para o céu Davi ora a Deus pedindo a sua ajuda, a sua proteção: “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”. (Sl 4.1). Davi reconhece que somente em Deus ele poderia encontrar proteção, pois Deus já o havia ajudado em momentos de angústia e dificuldade e, certamente não o desampararia nesse momento, por isso, poderia colocar a sua confiança na misericórdia de Deus, certo de que Deus o protegeria.
Chamar pelo “Deus da minha justiça”, significa clamar por aquele que pode nos proteger, que pode nos defender dos nossos inimigos, isso, porque é na sua justiça, ou seja, na sua fidelidade, que encontramos a sua promessa de salvação e proteção. É essa promessa de salvação que nos dá o direito de confiar em Deus e na sua proteção.
Assim sendo, mesmo em meio aos nossos problemas e dificuldades que se mostram de todas as formas em nossas vidas, somos convidados pela “Promessa da Salvação” que Deus nos faz em sua justiça e misericórdia a voltar os nossos olhos para Ele e colocar nele a nossa confiança.
Essa “promessa de salvação”, a qual já havia ajudado o salmista Davi em suas angustia, agora oferece para nós alívio de todas as nossas cargas a qual o pecado coloca sobre os nossos ombros.
E o alívio que a “promessa de salvação” oferece é, conforme nos coloca Isaias; tomar de nossos ombros os nossos pecados e carregar sobre os seus ombros esses nossos pecados.
E agora, sob a sombra da sua cruz encontrar um lugar onde podemos repousar tranqüilo, colocar a nossa confiança e sentirmo-nos seguros.
Conclusão: Sentir-se seguro! Essa é necessidade de cada ser humano. Temos a necessidade de saber que temos quem possa nos proteger. Por isso, “sentir-se seguro”, significa para nós, um lugar onde podemos colocar a nossa confiança. E o salmista Davi nos aponta para esse lugar, onde podemos colocar a nossa confiança, encontrar um defensor e repouso tranqüilo: “Na promessa da Salvação que Deus nos preparou em sua justiça e misericórdia”. Promessa que se cumpriu no Salvador Jesus, o qual nos veio oferecer alívio para a carga dos nossos pecados e a certeza de proteção e segurança na presença de Deus. E sob a sombra de sua cruz podemos dizer junto com o Salmista Davi: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar tranqüilo” (Sl 4.8).
Pastor Elton Americo - PEL Paz - Coxim-MS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo trabalho. Eu e a Alana te desejamos muito sucesso. Se quiser continuar a trocar/divulgar idéias pertinentes pode me mandar um e-mail. Acredita que não consegui ler ainda o teu texto sobre o Design Criativo. Estou entregando a dissertação final em no máximo uma semana e então eu leio. Um Forte Abraço pra Toda Família. Matheus - Sapiranga - RS
ResponderExcluir