FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jesus acalma os nossos medos! - Jo 20.19

"Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas das casas onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!"
O Medo é um sentimento comum a todos nós. Em algum momento em nossas vidas nós já sentimos medo. Temos medo da violência que nos cerca, de não nos realizarmos profissionalmente, de perdermos o nosso emprego, medo da morte, etc. Muitas são as formas em que o medo se faz presente em nossas vidas. Se pudéssemos resumir o medo em poucas palavras, diríamos que o medo é a ausência de certeza sob as coisas que nos acontecerão. Quando não temos controle da situação e nem podemos ter certeza que algo irá acontecer como prevíamos, então somos tomados pelo medo.
"Medo", esse é o sentimento que está presente no coração dos discípulos de Jesus. Diante dos acontecimentos da morte de Jesus, e as incertezas que essa morte trouxe, o que resta para os discípulos é o medo das conseqüências que a morte de Jesus poderia trazer para as suas vidas.
Quando olhamos para a vidas dos discípulos, para o sentimento de dúvidas e incertezas presentes em seus corações, podemos entender porque esses homens são tomados pelo medo.
Os discípulos sempre estiveram juntos de Jesus. Viram seus milagres, as curas, ouviram a sua mensagem, suas promessas, etc. Haviam esses homens depositados em Jesus toda a sua esperança de uma nova vida.
Agora o amigo e mestre estava morto. Toda a esperança desses homens haviam se frustrado na cruz. E o que resta agora para eles são sentimentos como a tristeza e o medo do que poderia acontecer com eles.
Diante desse sentimento de medo, de serem também mortos ou presos pelas autoridades, esses homens se escondem a portas trancadas em suas casas.
"Esconder-se", essa é a primeira conseqüência que o medo traz para a nossa vida. Diante de uma situação de medo, nós nos escondemos. Essa foi a reação de Adão e Eva no Paraíso, quando após a queda foram procurados por Deus: "Ouvimos a tua voz, e porque estávamos nús, tivemos medo e nos escondemos" (Gn 3.10).
Essa também é nossa ação diante do nosso pecado. Nos escondemos de Deus com medo do juízo de Deus diante dos nossos erros. Não conseguimos olhar para além do nosso medo e vermos o que Deus está nos oferecendo: o seu perdão e o seu amor. Acabamos por achar que o nosso medo na verdade é falta de fé, e que por isso, Deus não pode estar ao nosso lado enquanto temos medo.
Um jovem cristão relatou em um site evangélico que o seu maior medo era procurar Deus e não conseguir encontrar. Pensava esse jovem que por causa do seu pecado e do seu medo Deus não poderia ouvi-lo nem atendê-lo.
Diante do medo dos discípulos, das suas incertezas, das suas dúvidas e das portas trancadas Jesus se coloca no meio deles e, passo a passo, vai eliminando do coração dos discípulos as incertezas que causam medo. Jesus não rejeita, nem repreende os discípulos, antes, com amor guia os seus olhos e os seus corações duvidosos e com medo para Ele, para que os discípulos pudessem ver em Jesus e em sua ressurreição todo o consolo e todo o amparo que Deus estava oferecendo. E esse consolo e amparo estão agora presentes nas palavras e ações de Jesus: "Jesus, pôs-se no meio deles, e disse-lhes: paz seja convosco. E dizendo isto, mostrou as mãos e o lado" (Jo 20.20).
Qual é o resultado dessa ação de Jesus e de suas palavras "paz seja convosco"?
"Alegraram-se os discípulos ao verem o Senhor".(Jo 20.20). Em um coração que antes dominava o medo, agora brilha a alegria da ressurreição.
O medo havia feito com que os discípulos não se lembrassem das palavras de Jesus, que por três vezes os havia dito que ele iria sofrer e morrer, mas que ao terceiro dia ele iria ressuscitar. Agora, ao colocar-se no meio deles e mostrar-lhes as marcas da "morte", Jesus abre os olhos dos discípulos e ele podem ver e sentir a alegria que a ressurreição traz aos corações. Mais ainda, podem agora receber também os benefícios que a ressurreição de Jesus oferece: Paz com Deus, perdão, vida, corações consolados diante d medo e do sofrimento e o Espírito Santo.
Diante dessa nova realidade que se abre aos olhos dos discípulos, também está a certeza que mesmo em meio aos seus medos, incertezas e dúvidas, Jesus não os abandonou, não os deixou escondidos, antes se colocou ao lado (meio deles) e lhes ofereceu a sua paz. Jesus não espera que os discípulos primeiro se livrem do seu medo e de suas dúvidas para depois acolhê-los, ele os acolhe em meio as portas trancadas, acalma os seus medos e os ajuda abrir as portas que os impedia de viver a alegria que a ressurreição estava trazendo para as suas vidas.
Jesus age da mesma maneira conosco ainda hoje. Diante das incertezas que nos causam medo, Jesus vem ao nosso encontro, se coloca em nosso meio e nos ajuda, passo a passo, a enfrentarmos o nosso medo.
Jesus não elimina o medo com um passe de mágica, nos fazendo "Heróis" da coragem. Jesus aponta os nossos olhos para Ele, para encontrarmos nele a força que necessitamos para passarmos pelos nossos medos.
Em meio aos nossos medos e incertezas, naturais em nossas vidas, Jesus nos dá a certeza e o consolo de que ele não nos abandona, antes nos acolhe e acalma os nossos medos desejando-nos a sua paz e soprando sobre nós o Espírito Santo (Fé). Jesus abre as portas trancadas dos nossos corações pelo medo, oferecendo para nós a sua ressurreição. É diante da ressurreição de Jesus que nós agora podemos também, assim como os discípulos, sentir a alegria que a ressurreição traz para as nossas vidas.
O apóstolo Pedro nos mostra em sua primeira carta quais são essas alegrias que a ressurreição de Jesus traz para a nossa vida: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que,segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para um viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, reservada nos céus para vós outros..." (1 Pe 1.3-4).
Pela ressurreição de Jesus temos uma herança reservada para nós nos céus, ou seja, a vida sob os cuidados, amor e bondade de Deus. Nessa herança sem dúvida estão a salvação e a vida eterna que Deus preparou para nós e que nos é garantida na cruz e no túmulo vazio. E para que tenhamos certeza dessa herança, Jesus envia-nos(assopra) o Espírito Santo, que cria em nossos corações a fé que se agarra a essas promessas.
O medo sem dúvida faz parte de nossa existência. Ele é uma conseqüência do nosso pecado e está presente diariamente em nossas vidas. No entanto, Jesus vem ao nosso encontro, se coloca ao nosso lado e nos ajuda a enfrentarmos o nosso medo oferecendo para nós a sua paz. É diante da "Paz de Jesus" que vem por meio da sua ressurreição, que temos a certeza do perdão de Deus que acalma o nosso medo e transforma as nossas incertezas na certeza da vida eterna e na herança que está reservada para nós nos céus.

Elton Americo - Sapiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário