FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Amor de Deus não tem limites! - Ef 1.3-14

Sapiranga - RS: "Bendito seja o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, em Cristo..." Ef 1.3.

Chegamos novamente ao início de um novo ano. Ao iniciarmos essa nova caminhada em um novo ano temos a oportunidade de poder olhar para o ano que se passou e ver o que foi bom, o que precisamos melhorar, o que desejamos fazer de novo, etc. Dessa forma, diante desse olhar para traz o novo ano representa para cada um de nós uma nova oportunidade de recomeço, novas promessas, novos projetos, etc.
Para o povo de Deus, o novo ano é sempre um novo tempo de gratidão e louvor. Gratidão e louvor pela bênção e proteção que Deus dispensou a cada um de nós. Bênção e proteção que estiveram presentes em cada dia do ano que passou. Bênção e proteção que se renovam em nossas vidas juntamente com o novo ano que se abre aos nossos olhos. É diante dessa graça de Deus, que juntamente com o apóstolo Paulo, louvamos e agradecemos a Deus: "Bendito seja o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, em Cristo..." Ef 1.3.
Essas palavras de louvor e gratidão do apóstolo Paulo nos convida a refletir e também a poder ver com clareza a "graça" de Deus por cada um de nós. Uma graça que se renova a cada manhã, quando temos sempre de novo a oportunidade de podermos "ressuscitar" (acordar) para um novo dia.
Diante de toda essa bênção que Deus dispensa por cada um de nós, muitas vezes surge a pergunta: Qual o tamanho da graça de Deus?
Antes de podermos refletir qual é o tamanho da graça de Deus por cada um de nós, precisamos entender bem o que significa a palavra "graça". A palavra "graça", ao pé da letra, tem como significado "um favor imerecido", algo que não se possa conquistar ou alcançar por esforço próprio e nem ser comprado por valor algum. É algo que precisa vir de fora de nós.
Um teólogo famoso definiu graça com a seguinte ilustração: "Imaginem um rei vestido com toda a sua riqueza, com as mais caras jóias e roupas abaixando para ajudar um mendigo imundo, malcheiroso, cheio de feridas e para completar, criminoso."
Quando olhamos para o natal vemos a história desse rei. Jesus é o "rei" que deixa o seu reino, o céu, para vir ao nosso encontro, nós que somos, por causa do nosso pecado, o mendigo imundo, malcheiroso, cheio de feridas e "criminoso". Assim, ao vir habitar entre nós, Jesus "abaixa-se" para nos ajudar. E agora, na manjedoura de Belém e na Cruz, podemos ver Jesus abaixando-se em nossa direção e ali, em Jesus podemos encontrar toda a ajuda que necessitamos.
Assim, "graça" torna-se para nós muito mais que apenas um "favor imerecido", ela torna-se para nós e "amor sem limites". O amor sem limites de Deus por cada um de nós.
É diante desse amor sem limites, revelado em Jesus, que somos "agraciados" por Deus com toda a sorte de bênçãos espirituais. Paulo enumera essas bênçãos de Deus em nossa vida da seguinte forma: Em Cristo nós somos; 1. Escolhidos por Deus, antes da fundação do mundo para sermos filhos de Deus; 2. Libertados de nosso pecado, sendo perdoados "pelo seu sangue"; 3. Reunidos todos em Cristo para vivermos a esperança da vida eterna em seu reino; 4. Recebemos a herança prometida, ou seja, o céu e a vida sob os cuidados de Deus.
Toda essa bênção Deus nos dá porque nos ama, e não porque uns merecem e outros não. Ao revelar a nós o mistério de sua vontade, como nos coloca o jovem pastor Timóteo "que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1 Tm 2.4), Deus está revelando para nós o seu modo de agir.Um modo de agir diferente de como nós queremos que Deus aja. Deus não diz a nós: "Vou amá-lo quando...", ou, "Amo você porque...", ou, "vou amá-los se..." Ele diz "Amo você" e ponto final. O seu amor não está condicionado ao que fazemos ou deixamos de fazer. Se assim fosse, não seria graça, seria barganha.
E para garantir que esse amor que Deus nos oferece, em Jesus (manjedoura e cruz) seja de fato nosso, o próprio Deus nos envia o Espírito Santo, o qual faz brotar em nossos corações a fé verdadeira que se agarra a essas bênçãos que Deus nos oferece, em seu amor, Jesus.
É diante desse amor sem limites que recebemos uma nova vida como filhos amados de Deus. E diante dessa nova vida podemos agora fazer os nossos planos, promessas e projetos para o novo ano, certos de que Deus mesmo é quem nos abençoa.
Por isso, a partir dessa nova vida que Deus nos dá em Cristo, tudo que fazemos, fazemos para louvor, honra e gratidão a Deus que nos oferece uma nova oportunidade de recomeço diante do seu amor. Assim, a nossa vida toda, o ser um bom pai, uma boa mãe, um bom funcionário, um bom patrão, amigo, etc. torna-se o mais sublime louvor e gratidão a Deus.
Quando vivemos essa nova vida, guiados pelo "amor" que Deus dispensa a cada um de nós, deixando que esse amor esteja presente nossas relações (marido e mulher, pai e filho, patrão e empregado) estamos também testemunhando ao nosso próximo, por meio do nosso viver diário e pelas nossa ações (ser bom marido, mulher etc.)a salvação que Deus nos oferece.
Uma salvação que nos acolhe em meio a nossa sujeira, mau cheiro, feridas, imperfeição e fracasso e nos oferece consolo, amparo, cuidados, perdão e amor. Um amor sem limites e que nos abre o céu. Amém.

Elton Americo - Sapiranga - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário