FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Morrer e Viver com Cristo - Cl 3.1-4


"Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestado com ele, em glória" (Cl 3.4)
Talvez a pergunta que surge na mente de cada um de nós quando nos deparamos com a morte sem dúvida é: o que dizer?
O que dizer para uma pessoa que chora a partida de seu ente querido, daquela pessoa que sempre esteve ao seu lado. O que um jovem pastor pode falar nesse momento que irá amenizar a dor, a lágrima e a ausência daqueles que choram.
Quando tentamos buscar resposta a essa pergunta em nós mesmos certamente que chegaremos à conclusão que não existe nenhuma palavra humana que possa servir como alívio para esse momento tão delicado.
O apóstolo Paulo em sua carta aos Colossenses, capítulo 3 nos convida a buscar a resposta a nossa pergunta fora de nós. Paulo nos convida a olharmos para o que Deus tem a nos dizer em nosso momento de fragilidade frente à morte:"Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória" (Cl 3.4)
Essas palavras do apóstolo Paulo revelam para nós duas coisas importantes, as quais Deus está oferecendo a nós: Consolo e Esperança
1° Deus nos consola - Consolar significa "dar um novo oxigênio, um novo fôlego para que possamos respirar novamente". Frente a incerteza que a morte causa em cada um de nós, ficamos "sem um ar para respirar". Isso porque a morte revela para o ser humano toda a sua fragilidade. Ela revela ao ser humano a breviedade de sua vida. E nada há que o ser humano possa fazer para evitar a morte.É diante desse quadro de fragilidade, que ficamos "sem ar", desconsolados.
Ao apontar para Jesus, e para a sua ressurreição, o apóstolo está apontando para o consolo que vem de Deus, ou seja, para a vida que Jesus concede a cada um de nós.
Essa "vida" que vem até nós pela ressurreição de Jesus nos dá "novo fôlego" para continuarmos a vivermos aqui nesse mundo, mesmo e apesar da morte.
O consolo, o "novo oxigênio" que recebemos de Deus nos permite olhar para além da morte e vermos a vida que Deus está oferecendo a cada um de nós.
Jó, o conhecido personagem bíblico, também sentiu esse consolo que a ressurreição de Jesus traz, e ele reflete esse consolo coma as belas palavras: "Eu sei que o meu redentor (Salvador, Consolador)vive" (Jó 19.25). Saber que nosso redentor vive é ter o consolo de ser abraçados por essa vida que ele nos oferece, vida que vence a morte.
2° Deus renova em nós a esperança - Esse "novo oxigênio" que passamos a respirar com a ressurreição de Jesus, renova em nós a nossa esperança. Uma esperança que vai agora para além da morte.
Essa esperança que é renovada em nossos corações, a esperança de que nós também iremos ressuscitar e viver diante dos cuidados de Deus, nos encoraja a levantar os nossos olhos para o céu e podermos ver aquilo que essa esperança pode nos oferecer.
Podemos ter a certeza que a morte não mais nos angustia e não mais nos deixa amedrontados, pois, Jesus venceu a morte com a vida (ressurreição). Essa vida que a ressurreição de Jesus alcançou é estendida a cada um de nós, de maneira que, quando Jesus manifestar essa vida, ou seja, quando Jesus vier novamente, essa vida será também manifestada em nós. E essa vida que será manifestada em nós é a vida eterna.
Essa é a nossa esperança: que poderemos desfrutar dessa "vida" com todos aqueles que colocaram a sua "esperança" no autor da vida; Jesus.
Quais palavras mais poderíamos dizer? De nós mesmos não temos palavras para nos confortar nesse momento. A morte nos limita ao choro e a saudade. Mas Deus quer nos amparar, Ele quer estar ao nosso lado nesse momento, Ele quer nos abraçar. Mais ainda, Deus quer nos "consolar" e "renovar a nossa esperança", enxugando de nossos olhos toda a lágrima convidando-nos para "morrer e viver (ressuscitar) com Jesus!"


Elton Americo - Sapiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário