terça-feira, 24 de agosto de 2010
Morrer e Viver com Cristo - Cl 3.1-4
"Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestado com ele, em glória" (Cl 3.4)
Talvez a pergunta que surge na mente de cada um de nós quando nos deparamos com a morte sem dúvida é: o que dizer?
O que dizer para uma pessoa que chora a partida de seu ente querido, daquela pessoa que sempre esteve ao seu lado. O que um jovem pastor pode falar nesse momento que irá amenizar a dor, a lágrima e a ausência daqueles que choram.
Quando tentamos buscar resposta a essa pergunta em nós mesmos certamente que chegaremos à conclusão que não existe nenhuma palavra humana que possa servir como alívio para esse momento tão delicado.
O apóstolo Paulo em sua carta aos Colossenses, capítulo 3 nos convida a buscar a resposta a nossa pergunta fora de nós. Paulo nos convida a olharmos para o que Deus tem a nos dizer em nosso momento de fragilidade frente à morte:"Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória" (Cl 3.4)
Essas palavras do apóstolo Paulo revelam para nós duas coisas importantes, as quais Deus está oferecendo a nós: Consolo e Esperança
1° Deus nos consola - Consolar significa "dar um novo oxigênio, um novo fôlego para que possamos respirar novamente". Frente a incerteza que a morte causa em cada um de nós, ficamos "sem um ar para respirar". Isso porque a morte revela para o ser humano toda a sua fragilidade. Ela revela ao ser humano a breviedade de sua vida. E nada há que o ser humano possa fazer para evitar a morte.É diante desse quadro de fragilidade, que ficamos "sem ar", desconsolados.
Ao apontar para Jesus, e para a sua ressurreição, o apóstolo está apontando para o consolo que vem de Deus, ou seja, para a vida que Jesus concede a cada um de nós.
Essa "vida" que vem até nós pela ressurreição de Jesus nos dá "novo fôlego" para continuarmos a vivermos aqui nesse mundo, mesmo e apesar da morte.
O consolo, o "novo oxigênio" que recebemos de Deus nos permite olhar para além da morte e vermos a vida que Deus está oferecendo a cada um de nós.
Jó, o conhecido personagem bíblico, também sentiu esse consolo que a ressurreição de Jesus traz, e ele reflete esse consolo coma as belas palavras: "Eu sei que o meu redentor (Salvador, Consolador)vive" (Jó 19.25). Saber que nosso redentor vive é ter o consolo de ser abraçados por essa vida que ele nos oferece, vida que vence a morte.
2° Deus renova em nós a esperança - Esse "novo oxigênio" que passamos a respirar com a ressurreição de Jesus, renova em nós a nossa esperança. Uma esperança que vai agora para além da morte.
Essa esperança que é renovada em nossos corações, a esperança de que nós também iremos ressuscitar e viver diante dos cuidados de Deus, nos encoraja a levantar os nossos olhos para o céu e podermos ver aquilo que essa esperança pode nos oferecer.
Podemos ter a certeza que a morte não mais nos angustia e não mais nos deixa amedrontados, pois, Jesus venceu a morte com a vida (ressurreição). Essa vida que a ressurreição de Jesus alcançou é estendida a cada um de nós, de maneira que, quando Jesus manifestar essa vida, ou seja, quando Jesus vier novamente, essa vida será também manifestada em nós. E essa vida que será manifestada em nós é a vida eterna.
Essa é a nossa esperança: que poderemos desfrutar dessa "vida" com todos aqueles que colocaram a sua "esperança" no autor da vida; Jesus.
Quais palavras mais poderíamos dizer? De nós mesmos não temos palavras para nos confortar nesse momento. A morte nos limita ao choro e a saudade. Mas Deus quer nos amparar, Ele quer estar ao nosso lado nesse momento, Ele quer nos abraçar. Mais ainda, Deus quer nos "consolar" e "renovar a nossa esperança", enxugando de nossos olhos toda a lágrima convidando-nos para "morrer e viver (ressuscitar) com Jesus!"
Elton Americo - Sapiranga
sábado, 14 de agosto de 2010
Vem ai....
Sapiranga - RS - Atenção gurizada do DIJUVASI, está aberta a inscrição para as Olimpíada Cultural dos Jovens. Esse ano o tema do nosso encontro será: "Jovens Cristãos Compartilhando o Amor de Deus" 1 J0 3.11. A olimpíada será realizada no dia 26/09/2010, no Centro de Cultura de Sapiranga, com início as 14:00. O encotro tem como novidade esse ano a arrecadação de alimentos para a Assinstência Social do Distrito, por isso, divulgue essa idéia nas Juventudes e tragam, cada Juventude, a sua arrecadação.Atenção para os prazos de inscrições que irão até o dia 12/10/2010. Maiores informações na reunião das Juventudes para Olimpíada Esportiva (15/08/2010) ou pelo e-mail: elton.americo@globo.com . Forte abraço...
Elton Américo - Sapiranga
Elton Américo - Sapiranga
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Jesus, a viva esperança do cristão - Cl 1.1-14
A adolecência é um período muito importante na vida dos jovens. Esse perído é marcado pelas mudanças que a adolescência traz na vida de cada jovem.
A adolescência traz consigo mudanças em diversas "áreas" da vida jovem. Como exemplo poderiamos citar: 1. Mudança Física, o corpo começa a se desenvolver, a sexualidade começa a aflorar, os jovens se descobrem como "homem" e "mulher", etc.; 2. Mudança Psicológica, os jovens deixam de ser crianças, de gostar de coisas de crianças e se preocupam mais agora com perguntas existenciais, "quem eu sou", "o que devo pensar", "quem é a minha tribo", "o que vou fazer", etc.; 3. Mudança Social, os mimos e carinhos da mamãe e o seu amor "philia" tornam-se constrangedores. Os jovens agora alargam o seu convívio social, novos amigos, primeiro namorado (a), novos ideais.
Poderíamos descrever aqui uma lista de mudanças que a adolescência traz a cada jovem, bem como, toda a luta para, através dessas mudanças, surgir uma pessoa com uma nova identidade e personalidade própria.
Apesar de todas as mudanças que acabam ocorrendo na vida dos jovens, principalmente na adolescência, existe algo que permanece firme: "a espernaça que vos está preservada nos céus" (Cl 1.5). Essa "esperança" cada jovem recebeu no dia do seu batismo e, ela permanece firme na vida de cada um, mesmo e apesar das constantes mudnças que estão passando.
O apóstolo Paulo também conheceu e viveu essa "esperança", a qual, ele recebeu do próprio Salvador Jesus e, conheceu também as "mudanças" que essa "esperança" traz para vida de cada pessoa. Para o apóstolo Paulo a "esperança" nos fortalece para que possamos enfrentar as dificuldades e mudanças em nossas vidas.
O povo de Colossenses também conheceu essa esperança. Eles haviam recebido a "Boa Notícia" da salvação de que em Jesus Cristo, os seus pecados estavam perdoados e, que Deus agora estava oferecendo para eles uma nova vida, guiada pelo cuidado e amor do próprio Deus.
No entanto, mesmo em meio à alegria dessa boa notícia, surgiram pessoas que queriam "confundir" esse ensinamento, ensinando que a obra de Jesus não era suficiente para a salvação e, que por isso, ainda o povo precisava completar a salvação com obras próprias. Essa era a "confusão" que os falsos mestres tentavam ensinar ao povo da cidade de Colossos.
No entanto, a mensagem que fora anunciado ao povo de Colossos havia criado em seus corações uma "esperança" tão forte nas promessas de Deus, que essa esperança os preservaram firmes em meio as "confusões" e ensinamentos errados.
Assim acontece conosco em nosso dia-a-dia. Recebemos de Deus o presente maravilhoso da salvação, do perdão e da vida unida com Deus em seu amor e cuidado. No entanto, existem pessoas que querem nos confundir ensinando outras idéias, tais como a "liberdade" para fazermos o que queremos, quando queremos, com quer queremos ou até com quantos (as) queremos. Ou ainda, dizendo que a nossa fé é falsa e que Deus não existe e, se queremos um mundo melhor, só depende de nós.Diante dessas "confusões", muitas vezes, ficamos desorientados, perdidos, sem saber o que fazer ou pensar.
É diante desse nosso sentimento de desorientação, de estarmos perdidos que a "esperança" que está firmada no evangelho, ou seja, de que Cristo é nosso Salvador, a mesma esperança que tinha o povo de Colossos,que o evangelho torna-se para nós o escudo que nos protege e nos mantém firmes contra essas "idéias liberais" que tentam nos desviar dos cuidados e amor de Deus.
Mesmo diante de todos esses ensinamentos a nossa esperança continua apontando nossas vidas para a salvação e o perdão que Deus oferece para cada um de nós individualmente. Podemos ter a certeza que mesmo e apesar do sentimento de estarmos "perdidos" mediante tantas idéias diferentes, Deus continua nos preservando e guiando nossos passos.
Essa esperança está firmada na fé que recebemos no batismo, o qual nos é dada pelo Espírito Santo. Essa mesma fé é fortalecida constantemente por meio do ouvir do "Evangelho" e da Santa Ceia.
Essa esperança que vem do céu, do coração de Deus e do seu amor por nós, apontam nossos corações em direção para esse mundo, para a nossa vida e para o nosso próximo: "a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para seu inteiro agrado, frutificando em toda a boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus" (Cl 1.10)
Em primeiro lugar, a "nossa esperança" tem seu começo aqui nesse mundo, na nossa vida diária, em meio às transformações e confusões que a adolescência traz.Podemos ter a certeza que mesmo em meio as nossas fraquezas, indecisões, falhas e transformações, Deus está presente nos ajudando a entender cada transformação e, ali, na adolescência mesmo, nas nossas dúvidas e anseios, ver a maravilha da criação de Deus ainda em ação, agora, por meio da nossa vida.
Essa criação aponta nossas vidas em direção ao próximo para que possamos amá-lo, assim como Deus nos ama. Esse "amor", a amor que quer bem o próximo, meu amigo, meu vizinho, minha família, está fundamentado na "esperança" da salvação que Jesus nos oferece, com sua morte e ressurreição. Ele é o fruto da esperança e da fé nas promessas de Deus.
E agora, a espernaça que fortaleceu o povo de Colossos, que nos preservou na verdadeira fé e que produziu frutos de amor em nossos corações, aponta nossas vidas para o maior presente que essa esperança oferece: "Redenção" e "Remissão de pecados": "Ele (Jesus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão de pecados (Cl 1.14).
Por meio do Salvador Jesus, temos a certeza que somos "libertos" da culpa do´pecado, que fomos unidos novamente com Deus e que recebemos dela a vida no seu reino de amor que está reservado para nós nos céus.
É certo que a adolescência traz para a vida do jovens muitas mudanças; mudanças físicas, psicológicas e socias e essas mudanças são importantes pois preparam os jovens para a vida adulta. Mas existe uma coisa que não muda, que permanece: "A esperança que "nos" está reservada no céu", ou seja, " a fé de que Jesus é o nosso Salvador".E essa "esperança" acompanha a cada um de nós em todos os momentos de nossas vidas, guiando nossos passos para vida nos cuidados de Deus.
Elton Americo - Sapiranga - RS
A adolescência traz consigo mudanças em diversas "áreas" da vida jovem. Como exemplo poderiamos citar: 1. Mudança Física, o corpo começa a se desenvolver, a sexualidade começa a aflorar, os jovens se descobrem como "homem" e "mulher", etc.; 2. Mudança Psicológica, os jovens deixam de ser crianças, de gostar de coisas de crianças e se preocupam mais agora com perguntas existenciais, "quem eu sou", "o que devo pensar", "quem é a minha tribo", "o que vou fazer", etc.; 3. Mudança Social, os mimos e carinhos da mamãe e o seu amor "philia" tornam-se constrangedores. Os jovens agora alargam o seu convívio social, novos amigos, primeiro namorado (a), novos ideais.
Poderíamos descrever aqui uma lista de mudanças que a adolescência traz a cada jovem, bem como, toda a luta para, através dessas mudanças, surgir uma pessoa com uma nova identidade e personalidade própria.
Apesar de todas as mudanças que acabam ocorrendo na vida dos jovens, principalmente na adolescência, existe algo que permanece firme: "a espernaça que vos está preservada nos céus" (Cl 1.5). Essa "esperança" cada jovem recebeu no dia do seu batismo e, ela permanece firme na vida de cada um, mesmo e apesar das constantes mudnças que estão passando.
O apóstolo Paulo também conheceu e viveu essa "esperança", a qual, ele recebeu do próprio Salvador Jesus e, conheceu também as "mudanças" que essa "esperança" traz para vida de cada pessoa. Para o apóstolo Paulo a "esperança" nos fortalece para que possamos enfrentar as dificuldades e mudanças em nossas vidas.
O povo de Colossenses também conheceu essa esperança. Eles haviam recebido a "Boa Notícia" da salvação de que em Jesus Cristo, os seus pecados estavam perdoados e, que Deus agora estava oferecendo para eles uma nova vida, guiada pelo cuidado e amor do próprio Deus.
No entanto, mesmo em meio à alegria dessa boa notícia, surgiram pessoas que queriam "confundir" esse ensinamento, ensinando que a obra de Jesus não era suficiente para a salvação e, que por isso, ainda o povo precisava completar a salvação com obras próprias. Essa era a "confusão" que os falsos mestres tentavam ensinar ao povo da cidade de Colossos.
No entanto, a mensagem que fora anunciado ao povo de Colossos havia criado em seus corações uma "esperança" tão forte nas promessas de Deus, que essa esperança os preservaram firmes em meio as "confusões" e ensinamentos errados.
Assim acontece conosco em nosso dia-a-dia. Recebemos de Deus o presente maravilhoso da salvação, do perdão e da vida unida com Deus em seu amor e cuidado. No entanto, existem pessoas que querem nos confundir ensinando outras idéias, tais como a "liberdade" para fazermos o que queremos, quando queremos, com quer queremos ou até com quantos (as) queremos. Ou ainda, dizendo que a nossa fé é falsa e que Deus não existe e, se queremos um mundo melhor, só depende de nós.Diante dessas "confusões", muitas vezes, ficamos desorientados, perdidos, sem saber o que fazer ou pensar.
É diante desse nosso sentimento de desorientação, de estarmos perdidos que a "esperança" que está firmada no evangelho, ou seja, de que Cristo é nosso Salvador, a mesma esperança que tinha o povo de Colossos,que o evangelho torna-se para nós o escudo que nos protege e nos mantém firmes contra essas "idéias liberais" que tentam nos desviar dos cuidados e amor de Deus.
Mesmo diante de todos esses ensinamentos a nossa esperança continua apontando nossas vidas para a salvação e o perdão que Deus oferece para cada um de nós individualmente. Podemos ter a certeza que mesmo e apesar do sentimento de estarmos "perdidos" mediante tantas idéias diferentes, Deus continua nos preservando e guiando nossos passos.
Essa esperança está firmada na fé que recebemos no batismo, o qual nos é dada pelo Espírito Santo. Essa mesma fé é fortalecida constantemente por meio do ouvir do "Evangelho" e da Santa Ceia.
Essa esperança que vem do céu, do coração de Deus e do seu amor por nós, apontam nossos corações em direção para esse mundo, para a nossa vida e para o nosso próximo: "a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para seu inteiro agrado, frutificando em toda a boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus" (Cl 1.10)
Em primeiro lugar, a "nossa esperança" tem seu começo aqui nesse mundo, na nossa vida diária, em meio às transformações e confusões que a adolescência traz.Podemos ter a certeza que mesmo em meio as nossas fraquezas, indecisões, falhas e transformações, Deus está presente nos ajudando a entender cada transformação e, ali, na adolescência mesmo, nas nossas dúvidas e anseios, ver a maravilha da criação de Deus ainda em ação, agora, por meio da nossa vida.
Essa criação aponta nossas vidas em direção ao próximo para que possamos amá-lo, assim como Deus nos ama. Esse "amor", a amor que quer bem o próximo, meu amigo, meu vizinho, minha família, está fundamentado na "esperança" da salvação que Jesus nos oferece, com sua morte e ressurreição. Ele é o fruto da esperança e da fé nas promessas de Deus.
E agora, a espernaça que fortaleceu o povo de Colossos, que nos preservou na verdadeira fé e que produziu frutos de amor em nossos corações, aponta nossas vidas para o maior presente que essa esperança oferece: "Redenção" e "Remissão de pecados": "Ele (Jesus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão de pecados (Cl 1.14).
Por meio do Salvador Jesus, temos a certeza que somos "libertos" da culpa do´pecado, que fomos unidos novamente com Deus e que recebemos dela a vida no seu reino de amor que está reservado para nós nos céus.
É certo que a adolescência traz para a vida do jovens muitas mudanças; mudanças físicas, psicológicas e socias e essas mudanças são importantes pois preparam os jovens para a vida adulta. Mas existe uma coisa que não muda, que permanece: "A esperança que "nos" está reservada no céu", ou seja, " a fé de que Jesus é o nosso Salvador".E essa "esperança" acompanha a cada um de nós em todos os momentos de nossas vidas, guiando nossos passos para vida nos cuidados de Deus.
Elton Americo - Sapiranga - RS
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Aconteceu no distrito - Forum de Ação Social...
Sapiranga - RS: Aconteceu no último dia 01/08/2010, na Comunidade "Da Paz" em Campo Bom, o Fórum de Ação Social promovido pelo departamento de Ação Social do Distrito Vale dos Sinos (DIVASI).O encontro teve três momentos distinto, onde, primeiramente a Serva e coordenadora da Ação Social do DIVASI, Ursula Ana Neumann apresentou uma estatística sobre atividades de ação social que são promovidas nas comunidades do distrito, bem como também os desafios e barreiras encontradas na ação social do distrito. Em um segundo momento o Pastor José Daniel Steimetz, Capelão da Ação Social Evangélica Luterana de Caridade (AELCA) e pastor do Distrito Porto Alegrense dirigiu aos presentes uma palestra sobre o tema "O DIVASI - Compartilhando Experiências da vida com Deus através da Diaconia". Num momento final, o Pastor local Aurélio Leandro Dall'Onder dirigiu o grupo para reflexão sobre os novos desafios na aréa da ação socal no Distrito. O encontro contou com a presença de aproximadamente 35 pessoas de todo o distrito, dividas entre servas, leigos e pastores.
Elton Americo - Sapiranga - RS
Assinar:
Postagens (Atom)