Recomeço! Talvez essa seja a melhor palavra para podermos resumir o reinício das atividades do Jovens de Sapiranga. Um reinício que marca oficialmente a retomada dos trabalhos da juventude no ano de 2010. E esse recomeço é muito importante para a vida desses jovens.
Recomeço! Esse é um tema sempre presente na mensagem de Deus. Deus, sempre nos convida para recomeçarmos sobre seus cuidados e diante da sua presença.
Olhando para alguns textos bíblicos nos podemos ver a importância desse recomeço que Deus oferece para o seu povo.
O Salmo 85 nos mostra a misericórdia de Deus que acompanha o retorno de seu povo do exílio para sua terra. Certamente que frente à desolação, a pobreza e as necessidades que o povo iriam enfrentar tirariam a alegria do povo frente a sua liberdade. E é frente a esse sentimento de frustração que eles precisam recomeçar. O povo reconhece que esse recomeço não está neles próprios, mas sim em Deus. É na misericórdia e na promessa de Deus que o povo busca forças para recomeçarem: "Mostra-nos, Senhor, a tua misercórdia e concede-nos a tua salvação" (Sl 85.7).
O profeta Ezequiel também é chamado para anunciar ao povo a oportunidade de recomeço. E a mensagem que o profeta traz é essa: "Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos" (Ez 33.11).
Jesus no Evangelho de Lucas, capítulo 13.1-9 também anuncia ao povo a mensagem que traz a oportunidade de recomeço, quando convida o povo a olharem para a fragilidade humana frente ao pecado nos acontecimentos no templo, na torre de Siloé e na ilustração da figueira sem frutos e apontar para o caminho do recomeço: arrependimento.
Poderíamos resumir até aqui que a palavra "recomeço" tem dois significados próprios: Arrependimento e Misericórdia. E esses dois significados se encontram em um mesmo lugar: na Cruz do Salvador Jesus.
O primeiro significado "Arrependimento" aponta diretamente para a fragilidade humana diante do pecado e a necessidade que temos de perdão.
O apóstolo Paulo em sua primeira carta ao Coríntios capítulo 10.1-13, nos mostra essa fragilidade ao citar a história do povo de Israel no tempo do Exôdo, os quais haviam sido os beneficiados pelas grandes ações de Deus que os livrou da escravidão, os sustentou no deserto com o "maná" e com água, mas que logo se esqueceram da graça e dos cuidados de Deus, adorando outros deuses e, trazendo sobre eles o juízo.
Paulo adverte a igreja de Coríntios, bem como nós a também dos perigos de estarmos nos esquecendo dos cuidados de Deus; Estamos trazendo sobre nós o juízo de Deus:"Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes" (1 Co 10.9). Trazer sobre nós o juízo de Deus significa trazer sobre nós a condenação e a morte eterna.
No entanto, o apóstolo Paulo sabe que está não é a vontade de Deus, mas sim, que todos cheguem ao arrependimento e sejam salvos. Por isso, o apóstolo aponta agora para a fonte de recomeço de todos os cristãos: Jesus.
Paulo faz um paralelo com a rocha que seguia o povo no deserto, oferecendo para eles a àgua que os mantinham vivos com o arrependimento que é oferecido a cada um de nós. Ambos, a pedra que fornecia água e o arrependimento que é oferecido a cada um de nós jorra da mesma fonte: Cristo. E, agora, por meio dessa água viva que jorra da fonte espíritual, Crito,é oferecido a todas as pessoas o consolo e amparo que vem do céu e a certeza de que Deus nos aceita mesmo e apesar de nossos pecados.
A nossa fragilidade frente ao pecado impede que possamos estar diante da presença de Deus e, assim, muitas vezes, como o povo judeu, acabamos colocando nossos corações longe dos cuidados de Deus. Mas, por meio da "água viva" que jorra da nossa rocha espírtual, Jesus, temos a oportunidade de recomeço, ou seja, a oportunidade de arrependimento e perdão que nos é oferecido pelo próprio Salvador Jesus.
E ess oporunidade de arrependimento e perdão que Jesus nos oferece aponta para a misericórdia de Deus que nos sustenta e nos protege de todos os perigos, conforme vemos no Salmo 85.1-2: "Favoreceste, Senhor, a tua terra; restauraste a prosperidade de Jacó. Perdoaste a iniqüidade do teu povo, encobriste os teus pecados todos. A tua indignação, reprimiste-a toda, do furor da tua ira te desvias-te". Por meio da sua misericórdia Deus traz o seu povo de volta para viverem em paz em sua terra e terem um recomeço como povo de Deus. Deus também nos traz de volta do meio dos nossos pecados e maldades, desviando de nós a su ira para que possamos viver em paz e sobre seus cuidados.
Misericórdia significa salvação. É Deus agindo em amor e favor dos seus filhos salvando-os com mão poderosa, suntentando-os com o pão diário e dando-lhes de beber da fonte espiritual que é Cristo.
Recomeço! Essa é a palavra que defini a Juventude São Mateus e cada cristão no mundo. Um recomeço diante do tempo de arrependimento que Deus nos oferece e da sua misericórdia que nos é dado por meio de Jesus. Um tempo de recomeço diante da salvação que Deus nos preparou por meio da nossa rocha espírtual, Jesus Cristo. Amém.
Elton Americo - Estagiário em Sapiranga -RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário