FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

“Deus serve a cada um de nós em seu Amor” - Marcos 9.38-50

É comum falarmos em formas de servir dentro da igreja ou como cristãos no mundo. E como é importante quando temos pessoas que servem dentro da igreja. E de fato, é muito bom quando podemos olhar para essas pessoas que dedicam seu tempo, seus dons e até mesmo os seus bens para que o Evangelho seja anunciado a todas as pessoas e, assim, esse “servir” reflete todo o carinho, todo amor e todo o cuidado que essas pessoas têm umas com as outras.
Jesus, no evangelho a pouco lido, também nos fala sobre servir. E ao falar sobre “servir”, Jesus nos convida a olharmos para ele e vermos como ele “serve” a cada um de nós com sua morte e ressurreição.
Jesus tinha acabado de falar com seus discípulos a respeito sobre “o maior no reino dos céus”. Jesus mostra para os discípulos e a nós também, que quem quiser ser o maior no reino de Deus, que se torne servo de todos: “Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos” (Mc 9.35).
Jesus não está fazendo aqui uma escala de valores para se adquiri o reino de Deus, não. Jesus está nos lembrando que o reino de Deus veio para servir a todos.
Com isso Jesus quer revelar a todos a quem pertence o reino de Deus. Ou melhor, a quem Jesus veio acolher para dentro desse reino. Jesus acolhe para dentro do seu reino todas as pessoas fragilizadas e necessitadas. Todas aquelas pessoas as quais não tem mais ninguém que olhe por elas e que estão aterrorizadas pelo pecado. A essas pessoas Jesus acolhe e as “servem” com o seu perdão e o seu amor.
Assim sendo, Jesus mostra aos seus discípulos, como a nós também, que Ele serve a cada um de nós em nossa maior necessidade. Ele nos serve em meio ao nosso pecado e ao nosso desespero, oferecendo a cada um de nós o seu perdão conquistado com sua morte e ressurreição.
Os discípulos de Jesus mais uma vez mostram que não haviam compreendido o que Jesus falava. Isso fica evidente quando eles proíbem um homem que, expelia demônios em nome de Jesus, de fazer o seu trabalho somente porque não pertencia ao grupo dos doze. Eles não conseguem compreender que todos aqueles que servem ao próximo em suas necessidades em nome do Senhor, ao Senhor o servem.
Os discípulos achavam que por eles terem sido escolhidos por Jesus, e estarem sendo preparados pelo próprio Jesus somente eles poderiam servi-lo.
Jesus ao responder aos discípulos: “Não o proíbam...porque quem não é contra nós é por nós” (Mc 9.39-40) ensina ao discípulos, bem com a nós também uma lição muito valiosa: Não temos o direito de esperar que todos sirvam da mesma maneira ao Senhor, visto que os dons e as habilidades são diversas. Antes, deveríamos dar glória Deus por essas pessoas.
Assim Jesus diz: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa” (Mc 9.41).
Jesus nos mostra que o servir não está no tamanho da obra realizada, mas em nome de quem ela é realizada, ou seja, “em nome de Cristo”, ou como podemos ver em Cl 3.17: “E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus”.
Com isso Jesus nos mostra que o “servir a Deus” é fruto da fé que o próprio Deus nos dá. É a partir da fé que se apega no perdão e na salvação a qual Deus nos oferece gratuitamente que o cristão vai agora ao encontro do próximo para também querer “servi-lo” em amor como Deus o serviu. Servimos ao nosso irmão na fé, porque Deus nos serviu primeiro em Cristo.
Assim, servir ao próximo e acolhê-lo em suas necessidades é um sinal de amor, o qual o próprio Jesus dispensou por cada um de nós. Jesus serviu a cada um de nós com a sua própria vida, e com ela nos acolheu para o seu reino.
Dessa foram, “o menor dos discípulos de Cristo representa Cristo”, o cristão é um sinal da presença de Cristo e Cristo se identifica com o menor dos cristãos, ou como nos coloca Lutero: “Somos pequenos Cristos na vida do nosso próximo”.
É nessa perspectiva que Jesus adverte a respeito dos tropeços. O acolher inclui também cuidar para que esses “pequeninos crentes” não se escandalizem nem tropecem na fé. Servir nesse sentido significa cuidar, amparar, consolar e confortar. Jesus com sua morte e ressurreição nos serviu com tudo o que tinha; a sua vida. E assim Jesus nos deu perdão, vida e salvação. Podemos dizer que com o perdão, vida e salvação que Jesus nos serviu com sua morte e ressurreição ele cuidou de nossas aflições (Pecado), nos amparou em nosso desespero diante da morte eterna, nos consolou com a ressurreição e agora nos conforta com a vida em seu reino.
Quando servidos por essa maravilha de Deus, e confortados pela sua graça e pelo seu amor, que nos é oferecido pelo salvador Jesus, somos convidados também para agora sermos “sal da terra”, ou seja, proclamadores do Evangelho e da paz de Deus. E como “sal”, Cristo nos faz “servos” uns dos outros para que possamos cuidar uns dos outros e nos fortalecermos juntos na comunhão com Deus e com o nosso próximo, cuidando sempre para não fazermos os “pequeninos” tropeçarem em sua fé.
Servir dentro da igreja ou como cristão no mundo é um grande privilégio. E nós temos o privilegio de também sermos servido por Deus. Assim, Jesus nos mostra que Deus serviu a cada um de nós por meio de sua morte e ressurreição, dando-nos a certeza que nesse servir de Jesus podemos encontrar perdão, vida e salvação. E movidos pelo “servir” que Jesus dispensou por cada um de nós, que podemos agora ir ao encontro do nosso próximo para servi-lo em amor, certos que ao fazê-lo ao próprio Jesus o fazemos. Assim somo amparados e confortados pelo amor de Deus, oferecidos em Cristo, o qual nos acolhe em nosso desespero, nos perdoa e nos faz habitantes do reino de Deus. Assim podemos ter a certeza que Deus serve a cada um de nós em seu amor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário