FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Deus Restaura a alegria da nossa Salvação - Jr 31.7-9

O texto bíblico de Jeremias a pouco lido nos chama a atenção para uma palavra: “Restaurar”, ou melhor, “restauração”. No dicionário de língua portuguesa três sentidos nos chamam a atenção nessa palavra: Recuperar, renovar e recomeçar. E de certa forma, podemos até dizer que esses três sentidos estão presentes dentro do texto de Jeremias. Deus, por meio do profeta, anuncia ao povo de Israel que ele irá Recuperar (salvar) o seu povo, irá renovar a sua promessa (fazer uma nova aliança) com esse povo e agora eles poderão recomeçar (andarão em caminhos retos onde não tropeçarão).
1 º Parte: Deus irá “recuperar” o seu povo.
Essa palavra anunciada pelo profeta Jeremias ao povo, anunciando que Deus estava vindo ao seu encontro para “recuperá-los”, ou seja, para salvá-los, certamente foram palavras que trouxe aquele povo novas esperanças. O povo de Israel era escravo do povo da Babilônia. O próprio profeta Jeremias havia pregado por aproximadamente quarenta anos ao povo para que eles se arrependessem de seus pecados e voltassem a Deus. O povo de Israel, não deu ouvido às palavras do profeta antes, preferiram continuar em suas vidas de rebeldia, desobediência e pecado, os quais os afastavam da presença de Deus. O resultado dessa desobediência foi o cativeiro. O povo foi tirado de sua terra viu seus filhos, suas filhas serem mortos. Suas casas queimadas, sua terra natal sendo deixado para traz. Eram agora escravos.
Em meio a todos esses sofrimentos certamente sentimentos como desesperança e abandono surgiram no coração desse povo. Esses são sentimentos que brotam nos nossos corações quando passamos por situações desesperadoras. Situações as quais não conseguimos achar solução.
Uma mãe quando vê seu filho preso por causa das drogas, certamente se vê abandonada e sem esperança, pois, sabe que nada pode fazer para mudar essa situação. O mesmo acontece em outras situações de nossas vidas, onde os problemas parecem ser maiores do que nós, e não temos forças para poder mudar a situação.
O cativeiro, a escravidão e a marginalidade em que o povo de Israel vivia era uma situação onde nada que eles pudessem fazer poderia mudar. Assim, o desanimo, a falta de esperança e a tristeza tomam conta de seus corações agora. Nada mais resta a esse povo.
Mas agora, Deus vem ao encontro do seu povo, e por meio do profeta anuncia uma palavra que traz esperança, que traz alegria, que renova o animo do povo e que os faz ter a certeza de que não estão abandonados, mas sim, que o próprio Deus é quem os ampara: “Assim diz o SENHOR: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e dizei: ‘O Senhor salvou o seu povo, ele livrou o restante do povo de Israel’.” (Jr 31.7).
Deus vem ao encontro do seu povo para “recuperá-los” para os trazerem de volta a sua presença, aos seus cuidados, aos seus braços de amor. Ele vem ao encontro do povo de Israel e renova em seus corações a certeza da sua misericórdia e do seu amor.
Deus vem ao nosso encontro, em meio as nossas dificuldades, em meio aos nossos problemas, em meio as nossas dores, em meio ao nosso pecado e dá a cada um de nós também a certeza de sua misericórdia, de seu socorro bem presente e do seu amor. Deus vem ao nosso encontro e nos “recupera”, nos salva e nos traz de volta a sua presença e seu cuidado.
E agora, como o povo de Israel, nós podemos cantar com alegria, exultar e proclamar: “O SENHOR salvou o seu povo”.
2 º Parte: Deus “irá renovar” a sua promessa com o seu povo. O povo de Israel sabia muito bem o que os havia levado ao cativeiro. O povo havia sido desobediente e não guardaram fielmente a aliança que Deus havia feito com eles. Essa aliança consistia em se cumprir a vontade de Deus perfeitamente, ou seja, deixar ser guiado pelos mandamentos do Senhor.
O povo não conseguiu ser obedientes a essa aliança por causa do pecado, da maldade de seus corações. Assim, a Lei de Deus era por demasiado pesado ao povo.
Mas agora, ao “recuperá-los” Deus promete ao povo uma nova aliança. Uma aliança que não estaria mais firmada sobre a “obediência” do povo, ou seja, naquilo que o povo poderia fazer para agradar a Deus. Mas uma aliança que os renovaria de dentro para fora, onde a ação estaria no próprio Deus, agindo misericordiosamente e amorosamente em favor de seu povo.
E nessa nova aliança que Deus “renovou” com seu povo ninguém seria deixado de fora ou seria esquecido. Essa promessa era para todas as pessoas. Todas seriam trazidas de volta da “escravidão”. Até mesmo aquelas pessoas cujas quais foram deixadas para traz pelo povo, ou pelos seus lideres.:“Os cegos, os aleijados, as mulheres grávidas e as de parto” (Jr 31.8). Todas aquelas pessoas, que eram consideradas “pecadoras”, e para cujas às quais já havia sido anunciado o juízo de Deus para elas. Todas essas pessoas seriam salvas pela “nova aliança” que Deus fez com seu povo.
Deus salva o seu povo de sua escravidão e faz com esse povo uma nova aliança. Uma aliança que libertaria o povo de sua pior “escravidão”. A escravidão do pecado.
Essa aliança de Deus é realizada, cumprida, firmada em Jesus Cristo. É em Cristo, e sua obra redentora, sua morte e ressurreição, que Deus cumpriu a sua promessa de uma nova aliança. E é nessa “nova aliança”, que Deus “renovou” com todo o seu povo, no passado e também hoje, para cada um de nós que encontramos “liberdade” da “escravidão”, do “cativeiro” do nosso pecado.
É em Jesus Cristo, a nova aliança de Deus para com seu povo, que encontramos perdão, esperança, vida e salvação. E é na cruz, que essa aliança é firmada: “Porque Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5.19).
Assim, onde o povo foi desobediente não cumprindo a vontade de Deus, Jesus foi fiel até a morte, dando-nos a certeza e a esperança da salvação. Dessa forma, por meio do Espírito Santo, podemos e devemos nos apropriar dessa “nova aliança” que Deus faz com o “seu povo”. Ela revela o amor de Deus por cada um de nós e como Deus deseja que vivamos diante desse amor.
3 º Parte: Deus dá a oportunidade de “recomeço” ao seu povo.
Deus “recupera” o seu povo, “renova” com ele a sua aliança e agora dá a oportunidade de recomeço a esse povo: “virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-lo-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão” (Jr 31.9). Deus não apenas salva e promete uma nova aliança ao seu povo, mas ele também os preserva nessa aliança. Como? “guiando-os por caminhos retos, planos e sem tropeço”.
E é nesse caminho que o povo tem a oportunidade de “recomeçar”, ter uma nova vida. Uma nova vida marcada não pela suas obras, não pela sua própria vontade, nem pela desobediência e pecado, mas sim, pelos cuidados de Deus e por sua “nova aliança”.
O “recomeço” do povo tem como característica o perdão, a salvação e o amparo do próprio Deus. Mesmo que o povo volte a cair, eles agora têm quem os levante, que os ampare. Eles têm a promessa de Deus da “nova aliança” que o faz ir em frente, caminhando na segurança e na esperança de que Deus é o seu protetor. É ele que vem ao socorro de seu povo.
Essa oportunidade de “recomeço” Deus também dá a cada um de nós. Em Cristo, nós somos feitos “novas criaturas”, perdoadas, salvas e amparadas pelo próprio Deus em Cristo.
Mesmo que os nossos problemas, as nossas dificuldades, as nossas fraquezas ou o nosso pecado nos faça cair novamente, podemos e temos a certeza de que temos quem nos levante, ou seja, o próprio Salvador Jesus. É somente em Jesus que encontramos a esperança de uma nova vida, um “recomeço”, diante da presença, da misericórdia e do amor de Deus.
No momento mais difícil do povo de Israel, Deus manda uma mensagem de esperança. Uma mensagem que recupera (salva), renova (faz novo) e da oportunidade de recomeço ao povo.: “O Senhor salvou o seu povo” Jr 31.7
Nós também recebemos de Deus uma mensagem de esperança, que recupera, ou seja, nos salva em meio as nossas fraquezas e pecados, renova (perdoa) e nos dá oportunidade de um recomeço diante do amor e cuidado do próprio Deus: “Jesus Cristo, o nosso Senhor, salvou o seu povo.Ele restaurou a alegria da nossa salvação". Amém.

Elton Americo - Estágiario - Sapiranga R.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário