FALE COM REV. ELTON AMÉRICO - elton.americo@globo.com

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Deus cuida de nós - At 6.1-7


Cuidar de alguém é algo muito especial. Quando estamos cuidando de uma pessoa estamos demonstrando a ela o quanto gostamos dessa pessoa. Demonstramos a ela todo o carinho e preocupação que sentimos por essa pessoa e o quanto estamos dispostos a ajudá-la em sua fragilidade e necessidade.
A primeira igreja cristã estava crescendo, muitos estavam ouvindo a mensagem dos apóstolos e se juntando a eles.
A mensagem que estes homens transmitiam era algo novo, que ia além de meras palavras. Era uma mensagem que trazia aquele povo oprimido consolo para suas almas. A mensagem transmitida pelos apóstolos era o salvador Jesus, o qual havia entregado a sua vida em favor de todos eles.
Resultado disso, às pessoas viviam amor solidário, entre esses, o cuidado com as pessoas viúvas.
Conforme a igreja crescia, no entanto, os problemas começavam a aparecer. Algumas pessoas começaram a reclamar por não estarem recebendo os “cuidados” necessários. Essas pessoas estavam sendo esquecidas na distribuição diária dos alimentos que eram servidos à mesa. Quem eram essas pessoas? Eram viúvas e órfãos que não tinham mais ninguém que olhassem por elas.
Suas necessidades espirituais estavam sendo supridas, já suas necessidades físicas estavam sendo esquecidas e rejeitadas. Quem assume a responsabilidade por essa falha?
Os discípulos assumem essa responsabilidade. Ao assumirem essa responsabilidade eles chamam a atenção de todos para dois pontos importantes: 1. A Palavra de Deus precisava continuar a ser anunciada; 2. Era necessário também que o serviço ao próximo, os cuidados materiais e físicos das pessoas necessitadas continuasse a ser feito.
Por isso os discípulos dizem: “não é razoável que nós abandonemos a Palavra de Deus para servir as mesas” (v.2). Qual a solução então apontada pelos discípulos?
Escolher algumas pessoas para realizar esse “serviço” de servir as mesas. Servir as mesas, nesse caso é muito mais do que apenas distribuição de alimentos. Antes é cuidar, prestar um serviço ao próximo em sua fragilidade e necessidade.
Para algumas pessoas, esse serviço deveria vir naturalmente com o anuncio da Palavra. No entanto, os discípulos mostram que esse serviço precisa ser feito de maneira organizada, para que todos sejam atendidos tanto em suas necessidades espirituais, com o anuncio da Palavra, bem como em suas necessidades materiais, como a distribuição de alimento.
Dessa forma vemos e sentimos qual a necessidade da “diaconia” e o porquê de sua existência. Ela existe para servir as pessoas necessitadas. Sua origem não está na ação de quem a faz, mas sim na misericórdia de Deus e o seu cuidado pelo seu povo.
Dessa forma os apóstolos mostram que precisamos estar preparados para levar o consolo do Reino de Deus às pessoas e ao mesmo tempo precisamos cuidar das necessidades físicas delas. É dessa forma que diaconia e serviço pastoral caminham lado a lado.
Sentimos isso no nosso Seminário, onde, ao mesmo tempo em que estamos sendo preparados para levar o consolo do reino de Deus, existem pessoas, como a provedoria, ASAS e diáconos por todo o Brasil que estão cuidando, prestando um serviço a cada um de nós aqui presente, disponibilizando seus bens e tempo para nos servir em nossas necessidades. E é por meio dessas pessoas que Deus demonstra todo seu cuido por nós.
Queridos irmãos, Deus nos ama e cuida de nós. Deus cuida de nós enviando pregadores fiéis da sua Palavra que nos traz consolo e perdão, e também por meio do cuidado de outras pessoas. E é por meio dessas pessoas que Deus demonstra todo seu amor e cuidado por cada um de nós.
Elton Americo - Estágiario em Sapiranga -R.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário